NOTÍCIAS

Energia solar cresce 70% no Brasil apesar da pandemia e espera 2021 positivo
28 de janeiro de 2021

Enquanto muitos setores enfrentaram problemas no ano de 2020, a geração de energia solar sofreu um grande salto. "A instalação de painéis solares cresceu 70% no ano passado, gerando 7,5 gigawatts – o que representa quase metade da hidrelétrica de Itaipu.Tanto o comércio como casas estão optando pela instalação de placas de captação de energia solar para reduzir a conta de luz. Um exemplo: o Cadeg, mercado municipal do Rio de Janeiro, instalou 5.000 placas fotovoltaicas no telhado em 2018, o que permitiu poupar R$ 900 mil na conta de luz".

Um dos motivos responsáveis pelo aumento se deu devido a queda de preços dos equipamentos solares. O "preço dos equipamentos caiu quase 90% por causa de facilidades dadas pelos governos, deixando essa tecnologia cada vez mais acessível aos consumidores em geral. A incidência de raios solares no território brasileiro também favorece a produção. Enquanto a Europa conta com uma capacidade limitada a 10% de produção, aqui no Brasil esse número triplica graças à posição geográfica do país. Isso sem contar facilidade econômicas: há 70 linhas de crédito (públicas e privadas) para quem quer investir nesse tipo de energia".

Apesar de especialistas se negarem a realizar projeções para 2021, as perspectivas seguem positivas, uma vez que houve o crescimento na quantidade de países que estão falando em se comprometer na redução da emissão de gases poluentes tais como o carbono, segundo a Agência Internacional de Energia. Deste modo, a geração de eletricidade por meio de energia solar deve ganhar grande peso nos próximos anos. "Está tramitando em carácter de urgência na Câmara dos Deputados o projeto de lei 5829/19, que beneficia consumidores que geram a própria energia elétrica, sobretudo a partir de fontes renováveis (solar, eólica, biomassa), e injetam o excedente na rede de distribuição local. Além disso, as casas do programa federal Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa, Minha Vida) também devem contar com o sistema de energia solar".

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/business/2021/01/16/energia-solar-cresce-70-no-brasil-apesar-da-pandemia-e-espera-2021-positivo

Matéria retirada do site CNN Brasil.

Data: 16 de janeiro de 2021.

VOLTAR
Fale Conosco