NOTÍCIAS

Embrapa cria irrigador movido a energia solar que pode ajudar na indústria agropecuária
29 de março de 2021

"Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Embrapa instrumentação) inventou um irrigador movido a energia solar. O produto foi desenvolvido pelo pesquisador Washington Melo, e é acionado pela luz solar e irrigando pequenas áreas de cultivo.

O irrigador movido a energia solar da Embrapa para a agropecuária, utiliza método de gotejamento, embora o produto ainda deverá ganhar válvulas de controle do fluxo de água. As válvulas tem como objetivo garantir que a água tenha um aproveitamento mais eficiente na agropecuária, sendo acoplada diretamente a saída do irrigador movido a energia solar.

Segundo o pesquisador da Embrapa, caso o solo esteja úmido e não precise de água, o aparelho ficará impedido de liberar a água, mesmo que esteja recebendo luz do sol.

Vantagens do irrigador movido a energia solar na agropecuária

Atualmente, o produto já está bem conceituado, visto que existem mais de 60 mil visualizações sobre o produto na internet. Isso se dá por conta de suas vantagens, como o fato do dispositivo ser de fácil montagem e também contar com um preço acessível.

Washington Melo relata que o produto pode ser construído com objetos que seriam descartados, como garrafas e também recipientes de vidro, metal e plástico. Outro benefício do irrigador movido a energia solar para a agropecuária, é sua intensidade de gotejamento, que pode ser ajustada através da altura do gotejador. Além disso, o próprio produtor será capaz de colocar nutrientes ou outros tipos de insumo na água do reservatório, melhorando ainda mais o sistema de irrigação.

Por fim, com o irrigador solar, é possível contar com uma operação mais econômica, visto que utiliza de energia solar e também promove uma economia de água."

Reportagem retirada do site: Click Petróleo e Gás.

Fonte e reportagem na íntegra: https://clickpetroleoegas.com.br/embrapa-cria-irrigador-movido-a-energia-solar-que-pode-ajudar-na-industria-agropecuaria/

Acesso em: 22 de março de 2021 às 14:52.

Publicação original: 21 de março de 2021.

VOLTAR
Fale Conosco